Como passar no exame CFA nível 1
Como passar no exame CFA nível 1?
janeiro 4, 2022
Exame CAIA: Saiba o que é e como conseguir sua certificação!
Exame CAIA: Saiba o que é e como conseguir sua certificação!
março 16, 2022
Show all

TOEFL e IELTS – Entenda a diferença entre esses dois exames

TOEFL e IELTS – Entenda a diferença entre esses dois exames de proficiência

TOEFL e IELTS – Entenda a diferença entre esses dois exames de proficiência

Fazer um teste de proficiência é algo indispensável para quem deseja estudar fora do Brasil. Afinal, muitas instituições de ensino estrangeiras têm nesse teste um dos requisitos principais para admissão. Entre os principais exames de proficiência estão o TOEFL e IELTS. Mas você sabe a diferença entre eles?

Estes são os dois testes que mais são aceitos para comprovar fluência no idioma inglês. Mas, apesar de muita gente confundir os dois, acreditando se tratar do mesmo teste, ambos possuem suas peculiaridades. E é exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo.

Conheça agora as principais características e diferenças. E entenda o que é, como funciona e tudo mais que precisa saber sobre cada um destes exames. Confira!

 

O que é TOEFL e IELTS?

Para compreender a diferença entre um e outro, primeiramente é importante entender o que significa cada um destes testes.

O IELTS é um teste de proficiência que, assim como o TOEFL é feito para comprovara fluência na língua inglês. Existem dois tipos de IELTS, IELTS Academic e IELTS General. Ele é aceito por mais de 10 mil instituições espalhadas por 140 países.

O TOEFL, também serve para o ingresso de muitas universidades do exterior, mas possui o foco no inglês americano. Além disso, este é um teste que pode ser feito para outros fins de imigração.

 

Diferenças gerais entre o TOEFL e IELTS

A principal diferença entre eles, é o tipo de inglês. O TOEFL é altamente focado em textos acadêmicos, mas o IELTS Academic é uma combinação de assuntos acadêmicos e gerais. IELTS General é principalmente sobre inglês geral.

 

Outras diferenças entre eles são:

  • O TOEFL é um teste de múltipla escolha, enquanto o IELTS necessita (além de múltiplas escolhas) de respostas curtas, redação e preenchimento de lacunas;
  • O IELTS é feito em mais ou menos 2 horas e 40 minutos. Enquanto isso, o TOEFL precisa de 4 horas para sua conclusão;
  • Outra diferença é que o TOEFL pode ser feito pelo computador. Enquanto isso, o IELTS deve ser preenchido à mão (hoje em dia temos a versão computadorizada do IELTS e alguns centros de testes no brasil oferecem a versão computadorizada do IELTS.).
  • O direcionamento deles também é diferente. Ou seja, o TOEFL é, geralmente, para quem quer ingressar na universidade, já o IELTS pode ser usado para outros fins, como requisitos ocupacionais e imigração;

Além disso, o raciocínio entre os dois, também é diferente, pois o TOEFL é mais analítico e precisa de avaliação das opções. Enquanto isso, o IELTS precisa do acionamento da memória e conta com maior compreensão.

 

Diferença na estrutura dos exames TOEFL e IELTS

Tanto o IELTS quanto o TOEFL têm 4 partes: SPEAKING (falar), WRITING (escrever), LISTENING (ouvir)  e READING (ler). Abaixo listamos algumas das diferenças entre TOEFL e IELTS em relação a estrutura do exame. Veja:

SPEAKING (Falar)

No IELTS um examinador realiza a SPEAKING, a pontuação sai em média de 13 minutos. No TOEFL, são respondidas perguntas no microfone, que são gravadas e enviadas, a pontuação é entregue em 20 minutos.

WRITING (Escrita)

O IELTS é escrito, sendo necessário analisar gráficos, tabelas e diagramas (task 1). Além disso, neste exame é preciso fazer uma segunda etapa (Essay), com respostas entre 200 e 250 palavras.

Enquanto isso, o TOEFL é digitado, com duas seções, a primeira é uma redação de 5 parágrafos (independente). E a segunda etapa, é resumir uma palestra (integratedwriting).

READING (Leitura)

Em relação a leitura, ambos são semelhantes. No TOEFL são de 3 a 5 seções, com tempo de 20 minutos. Já o IELTS tem 3 seções também de 20 minutos;

LISTENING (Audição)

Outra diferença é sobre a audição. No TOEFL o tempo de audição é de 40 a 60 minutos e é necessário ouvir palestras e interpretar. No teste do IELTS, as perguntas já podem ser respondidas enquanto se escuta as gravações.

Diferença quanto a pontuação

A pontuação do IELTS é feita em um sistema de 1 a 9. Neste caso, a pontuação média precisa ser superior a 6,25.

Enquanto isso, o TOEFL possui uma avaliação única, totalizando 120 pontos.

 

Se preparar para TOEFL ou IELTS

Agora você conhece as principais diferenças.

Você não tem certeza de qual teste fazer? Se você deseja avaliar seu nível de inglês relacionado ao IELTS ou TOEFL, entre em contato com a Academia de Inglês.

 

Oferecemos curso TOEFL e curso IELTS há mais de 30 anos. Leia mais sobre nossos cursos preparatórios e agende uma conversa com um professor para avaliar suas necessidades e demandas.

Academia de Inglês, Academia de qualidade!