preparatorio PTE e IELTS 7
sobre diferenças entre testes PTE e IELTS – parte 1
dezembro 9, 2019
inglês para executivos
Você sabe a importância do inglês para executivos?
dezembro 22, 2019
Show all

sobre diferenças entre teste PTE e teste IELTS-parte 2

preparatorio PTE e IELTS 5

Diferenças entre teste PTE e teste IELTS: PARTE 2 (16 dez 2019)

Para quem tem vontade de morar no exterior para trabalhar e/ou estudar, entender como funcionam os testes é fundamental. Se você está  em dúvida em qual teste fazer, comece com este artigo ”diferenças entre teste PTE e teste IELTS”; esse post é para você. Este artigo é uma breve explicação das diferenças entre os testes. Estamos preparando um artigo mais detalhado sobre as diferentes seções de cada teste e dicas sobre qual teste é mais adequado e apropriado para você.

Cada um dentro de sua estrutura, os dois testes avaliam as mesmas quatro competências:  leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. Por outro lado, existem algumas diferenças entre os testes que você vai ver a seguir que podem te ajudar a entender qual o teste mais indicado para você.

 

Entenda qual o formato do PTE e IELTS

Não há diferenças entre as estruturas PTE e IELTS. Ambos os testes têm 4 seções: Listening (ouvir), Speaking (falar), Writing (escrever) e Reading (ler). Os dois têm tempo limite para cada seção do teste. No entanto, existem certos recursos exclusivos no padrão de conteúdo que se diferenciam.

 

Um examinador do IELTS avalia as habilidades de SPEAKING dos candidatos, conversando pessoalmente com voce. Mas no PTE, não há conversa ao vivo e o candidato precisa falar com um microfone e será gravado em um sistema computadorizado. Um programa de computador avalia a SPEAKING e classifica o candidato.

 

outro exemplo, no IELTS, você tem 20 minutos para analisar e escrever 150 palavras sobre um gráfico ou tabela. Isso faz parte das tarefas de WRITING. No PTE, você tem o mesmo exercício na seção de SPEAKING. Você precisa analisar o gráfico ou tabela (25 segundos) e descrever isso em 40 segundos.

O IELTS possui duas versões de teste, computadorizada e de papel. No teste em papel, você pode ir e voltar e revisar as seções anteriores. O PTE está todo informatizado e, se você terminar uma seção, não poderá voltar e revisar ou alterar suas respostas.

Finalmente, gostaria de adicionar algo mais sobre as diferenças entre as estruturas de teste. No IELTS, as seções de teste são “claras” e “limpas”. por exemplo, na seção Reading voce vai ler e responder alguns perguntas.  No PTE é diferente. Na seção Reading, você lê um texto e, em seguida, deve escrever sobre o que leu. Você ganha pontos pela sua Writing! outro exemplo: no IELTS Speaking, você FALA com um examinador. Em PTE Speaking, você ouve uma palestra ou uma frase e depois você precisa resumir ou repetir o que ouviu. Então, é mais Listening do que Speaking. Isso significa que, se a sua Listening não for boa, você perderá o ponto mesmo na seção Speaking.

 

Versões de teste PTE e IELTS

O IELTS e o PTE têm duas versões comuns: ACADEMIC e General Training. O PTE possui uma versão adicional chamada Young Learners Test (para crianças 6 ate 13 anos).

As versões Academic são para aqueles que planejam ingressar em uma universidade, enquanto as versões General do IELTS e PTE certificam as habilidades de comunicação e são exigidas para fins de imigração ou trabalho.

Padrão de pontuação e Resultado dos testes

O PTE é baseado na pontuação automatizada completa e classifica um participante de teste na faixa de 10 a 90, como exemplo para imigração a austrália, você precisa ter pelo menos 65 pontos.

No IELTS, a Listening e a Reading são automatizadas, mas as seções de Writing e Speaking são pontuadas pelos professores / examinadores. O teste IELTS é pontuado e marcado na forma de bandas que variam de 1 a 9.

– IELTS pontuações 5 ou 6 é considerado uma pontuação média da banda para o IELTS.

– IELTS pontuações 8 ou 9 é considerado o nível de especialista que é bastante difícil de obter como um falante não-nativo de inglês, enquanto que em países como EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia exige aproximadamente pontuação 7 (65 no PTE) como a pontuação média do IELTS de acordo com o ano de 2016.

O resultado do teste para PTE e IELTS Academic está disponível após 3 a 5 dias úteis.

Aqui está a comparação de pontuação entre IELTS e PTE.

PROFICIENCY LEVELIELTSPTE
EXPERT989-90
VERY GOOD8.583-85
VERY GOOD8110-114
GOOD7.573-77
GOOD764-72
COMPETENT6.558-63
COMPETENT650-57
MODEST5.542-49
MODEST535-41
LIMITED4.530-34
EXTREMELY LIMITED0-40-30

 

Locais, datas e tempo de validade dos testes

Locais de teste do IELTS: em 900 centros de teste em mais de 130 países.

Locais de teste PTE: em mais de 50 países.

As datas dos testes dependem da cidade e do país.

Em ambos os testes, o tempo médio de validade é de dois a três anos. Importante lembrar que, independentemente de qual dos dois testes você se aplicou, PTE ou IELTS, o tempo de validade do teste também depende do tempo especificado pela organização que aceita o teste (uma universidade ou o governo, por exemplo).

 

Quando é possível fazer os testes

A disponibilidade para as datas do PTE e IELTS testes é praticamente a mesma. Como existe uma alta demanda para os testes, o ideal a se fazer é checar no site de cada organização para saber as possibilidades; às vezes existem testes marcados por pelo mínimo dois meses.

Você pode clicar aqui para agendar seu IELTS e aqui para agendar seu PTE. Lembre-se de ver as datas disponíveis para poder se organizar bem para não perder o prazo da aplicação.

Essa foi uma descrição breve e compacta sobre as diferenças entre teste PTE e teste IELTS. Qual teste é melhor para você? Qual teste parece mais fácil para você? Em qual teste você receberá uma pontuação mais alta? Essas são perguntas difíceis a serem respondidas e dependem de cada indivíduo. No próximo artigo, analisaremos detalhadamente as diferenças entre os testes PTE e IELTS.

A melhor maneira é entrar em contato conosco e analisaremos seu nível de inglês (gratuito e sem compromisso). Baseado no nossa avaliação, fica muito mais fácil recomendar qual teste é melhor para você.

Com professores nativos, nossa escola é a ajuda que você precisa para exames de imigração ou para estudar fora do brasil – e o melhor de tudo é que você ainda pode escolher se quer aulas online ou presenciais. Não é ótimo? Clique aqui e confira quais são os cursos disponíveis.