Curso de Inglês para Negócios 20
Como usar o Inglês como ferramenta de marketing pessoal
junho 11, 2020
cursos de inglês online e presencial 1
Inglês acadêmico e Inglês para negócios é a mesma coisa?
junho 18, 2020
Show all

Qual teste de inglês devo fazer, IELTS ou TOEFL ou PTE ?

Curso de Inglês para Negócios 9

Qual teste de inglês devo fazer, IELTS ou TOEFL ou PTE? (17 junho 2020)

Você está se perguntando qual teste, IELTS ou TOEFL ou PTE , é bom para você? qual teste de inglês deve fazer? Qual teste de inglês é mais fácil? Você está confuso? Neste artigo, compararemos três dos exames de inglês mais populares: IELTS Academic TOEFL e PTE Academic.  Depois de ler este artigo, você terá uma melhor compreensão desses três testes populares, usados para estudar no exterior ou em imigração.

Se você deseja estudar ou trabalhar fora do Brasil, ou se estiver tentando imigrar, é muito provável que você precise passar por um teste de idioma para ser admitido em universidades, empresas ou imigração no Canadá, Austrália, EUA ou Europa.

Mas qual teste de inglês você deve fazer, IELTS ou TOEFL ou PTE? A resposta depende de muitos fatores, como qual teste / exame é reconhecido pela universidade em que você deseja se inscrever, quais centros de exames estão disponíveis perto de você, quanto você está disposto a pagar etc.

Vamos dar uma olhada na estrutura desses testes de inglês.
Estrutura do IELTS Academic:

O exame do IELTS Academic está estruturado em 4 partes:

Listening: 30 minutos. Você ouvirá quatro gravações de falantes nativos. Depois, você precisará responder 40 perguntas.

IELTS Academic Reading: 60 minutos. Você lerá três textos e terá que responder 40 perguntas.

IELTS Academic Writing: 60 minutos. Existem 2 tarefas. Para o primeiro, você deve descrever um gráfico, tabela ou outra informação visual com suas próprias palavras. Para o segundo, você precisa escrever um texto como resposta a um ponto de vista, problema ou argumento. Você precisa escrever em um estilo formal para as duas tarefas.

Speaking: 11-14 minutos. Existem três partes, durante as quais você conversará com o examinador sobre você, descreverá ou expressará sua opinião sobre um tópico específico e terminará discutindo idéias ou conceitos mais abstratos.

 

Estrutura do TOEFL® iBT:

O exame TOEFL iBT possui 4 seções:

Reading: 54 – 72 min. Você lerá 3 ou 4 textos acadêmicos. Em seguida, você precisará responder de 30 a 40 perguntas.

Listening: 41-57 min. Você ouvirá 4 gravações de falantes nativos e terá que responder de 28 a 39 perguntas.

Speaking: 17 min. Você precisa expressar sua opinião sobre um tópico familiar e fornecer respostas com base nas tarefas de leitura e audição.

Writing: 50 min. Existem 2 tarefas. Um artigo/texto de 40 minutos e um texto de 20 min.

 

Estrutura do PTE Academic:

O PTE Academic ou Pearson Test of English inclui 3 partes:

Speaking and Writing: 77 – 93 min. Você terá que concluir várias tarefas, incluindo se apresentar, ler em voz alta, descrever uma imagem, resumir um texto, escrever um texto e outros.

Reading: 32 – 40 min. Você precisará concluir tarefas como preencher os espaços em branco, responder a perguntas de múltipla escolha e reordenar parágrafos.

Listening: 45 – 57 min. Você terá que responder a uma série de perguntas depois de ouvir ou assistir a clipes de áudio ou vídeo.

 

Duração dos testes IELTS, TOEFL® e PTE?

A duração dos três testes de inglês é semelhante:

IELTS Acadêmico: 2 horas e 45 minutos

TOEFL® iBT: 3 horas para o teste baseado em computador.

PTE Acadêmico: 3 horas

 

Resultados dos testes e pontuações  mínimas para admissão na universidade

Cada exame usa um sistema de pontuação diferente:

– O teste acadêmico do IELTS é avaliado em uma escala de 0 a 9. Cada parte (ou seção) do teste recebe uma pontuação. As quatro pontuações são então calculadas e arredondadas para obter uma pontuação geral.

– O teste TOEFL® iBT é classificado de 0 a 120. Cada seção tem no máximo 30 pontos. Para receber uma pontuação oficial, você deve responder a pelo menos 1 pergunta em Reading e Listening, escrever pelo menos 1 ensaio e concluir pelo menos 1 tarefa de falar.

– O exame PTE Academic é classificado de 10 a 90 usando Global Scale of English.

 

Cada universidade ou faculdade tem uma pontuação mínima para admissão, mas a maioria das instituições de ensino exige:

Uma pontuação mínima de 6,0 ou 6,5 para o IELTS Academic. Algumas universidades aceitam notas tão baixas quanto 5,0 – 5,5. Uma pontuação mínima de 70 – 80 para o TOEFL® iBT. Algumas universidades aceitam notas tão baixas quanto 65.

Uma pontuação mínima de 55 – 60 para o PTE Academic. Algumas universidades aceitam notas tão baixas quanto 50.

 

Por quanto tempo cada teste de inglês é válido?

Todos os três testes (IELTS ou TOEFL ou PTE) são válidos por 2 anos após a divulgação dos resultados. Se você tiver que provar suas habilidades em inglês após esse período, precisará refazer o exame.

 

O exame testa inglês britânico ou americano?

Se você estiver cursando o IELTS Academic ou TOEFL ou PTE Academic, poderá usar o inglês britânico ou americano. No entanto, verifique se você é consistente ao longo do exame. Por exemplo, se você começar a usar “corlour” e ” specialise “, não mude para “color” e ” specialize ” posteriormente durante o exame.

 

Quais países aceitam os testes de inglês IElTS, TOEFL e PTE?

Todos os três testes de inglês são populares e reconhecidos por milhares de instituições e empresas em todo o mundo:

O IELTS é aceito por mais de 10.000 instituições em mais de 140 países. O IELTS é especialmente popular no Reino Unido, Austrália, Irlanda, Canadá e África do Sul. O TOEFL® é aceito por mais de 10.000 universidades e outras organizações em mais de 150 países. O TOEFL® é geralmente preferido por universidades dos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, França e Alemanha.

O PTE Academic também é aceito por milhares de instituições em vários países. É especialmente popular na Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

Não é incomum que universidades e faculdades aceitem dois testes de proficiência em inglês, com algumas instituições aceitando os três. Se você planeja estudar em uma universidade específica, verifique quais testes de idioma são aceitos para saber qual teste de inglês fazer.

 

Onde posso fazer cada teste?

Normalmente, todos os três exames de inglês só podem ser realizados em centros especializados. Você sempre pode encontrar o centro mais próximo no site oficial de cada teste.

Os centros de teste do IELTS no Brasil são: https://www.britishcouncil.org.br/en/exam/ielts/dates-fees-locations

Os centros de teste do TOEFL no Brasil: https://www.ets.org/toefl/

Os centros de teste de PTE no Brasil: https://pearsonpte.com/the-test/test-centers-and-fees/

 

Qual teste IELTS ou TOEFL ou PTE é mais difícil?

É impossível responder a essa pergunta, a menos que você avalie o seu nível de inglês. Mas uma coisa com certeza está errada:  ouvir o que as outras pessoas dizem. Cada pessoa e seus níveis de inglês são diferentes. Você deve tentar os testes antes de decidir. Existem testes simulados on-line, mas a melhor maneira é fazer o teste e depois analisar o resultado do teste com pessoas que são especialistas nisso. Entre em contato conosco , nos podemos lhe oferecer testes simulados combinado com avaliação de seu resultado (sem custo e sem compromisso)

 

Lembre-se de que a maneira como você se prepara para um exame é mais importante do que a dificuldade ou o que as pessoas dizem. Não se concentre na dificuldade do teste, concentre-se em como você deve se preparar melhor para obter uma pontuação alta.

 

Quanto tempo dedicar à preparação para o exame?

Mais uma vez, isso depende muito do seu nível de inglês. Alguns estudantes já possuem conhecimentos avançados de inglês; para eles, o teste é apenas uma maneira de receber a certificação oficial.

Para outros, o exame será um verdadeiro desafio, portanto, eles precisam começar a se preparar com bastante antecedência. Pela minha experiência, eu diria que é aconselhável começar a fazer um teste simulado e analisar o resultado. Ele mostra seus pontos fortes e fracos e mostra como investir seu tempo e dinheiro para alcançar o resultado que você está sonhando.

 

Como se preparar para o IELTS ou TOEFL ou PTE?

Muitas pessoas geralmente começam com material on-line e testes simulados gratuitos on-line para entender mais sobre os testes IELTS ou TOEFL ou PTE. Existem muitos vídeos que você pode assistir. Muitas pessoas chegam a um ponto em que sentem que precisam ter mais apoio, como aulas preparatórias para o IELTS ou TOEFL ou PTE. Isso é especialmente verdadeiro para as seções de Writing e Speaking em que você precisa de alguém com muitos anos de experiência para avaliar sua redação e fala. Existem dicas e conselhos que o ajudarão muito. Tente encontrar um curso preparatório de inglês que realmente cubra suas necessidades e demandas. Um curso preparatório para IELTS ou TOEFL ou PTE não é uma despesa, é um investimento para o seu futuro. Em vez de se concentrar nos preços desses cursos, tente avaliar suas qualidades. Eu já vi muitos alunos fazendo um segundo curso porque o primeiro era barato e sem qualidade. Você perderá tempo e dinheiro se não escolher o curso preparatório apropriado para VOCÊ e seu exame.

 

Qual teste de inglês devo fazer?

Sinto muito e peco desculpas mas tenho que decepcioná-lo. Ninguém pode responder a essa pergunta até que saiba seu nível de inglês, a pontuação que você precisa, a universidade em que está se candidatando, o prazo etc.  Se você chegou até aqui, sabe que os testes IELTS ou TOEFL ou PTE são semelhantes em estrutura, preços e disponibilidade.

Sua escolha pode ser limitada pela universidade em que você deseja se inscrever. Enquanto algumas instituições aceitam os três testes de inglês, outras aceitam apenas o IELTS ou o TOEFL®, ou talvez apenas um deles.

Mesmo que você possa escolher entre esses testes, verifique primeiro quais datas e centros de exames estão disponíveis perto de você.

 

MAS O MAIS IMPORTANTE É: antes de tudo você precisa avaliar o seu nível de inglês. Experimente estes testes e analise o resultado e depois decida. Não dê ouvidos ao que as outras pessoas dizem.

No geral, não importa se você escolhe o IELTS Academic, o TOEFL ou o PTE Academic. São todos ótimos exames que permitem viajar para o exterior e realizar seus sonhos, estudar, trabalhar ou imigração. Se você tem a ambição e força de vontade para trabalhar duro e se preparar, pode aceitar qualquer teste de proficiência em inglês e iniciar seus estudos internacionais.

Se você sentir que está pronto para começar, entre em contato conosco para uma avaliação do seu nível de inglês. Criamos testes simulados que nos informam quais testes IELTS ou TOEFL ou PTE são melhores para você. a avaliação é gratuita e sem compromisso, mas você precisa agendar um dia/horario com um de nossos professores. Envie-nos um e-mail ou mensagem whatsapp agora!