Como aumentar sua renda aprendendo inglês
Como aumentar sua renda aprendendo inglês
setembro 10, 2020
Dicas para SAT Reading Parte 2- como Aumentar sua pontuação no SAT Reading
Dicas para SAT Reading Parte 2- como Aumentar sua pontuação no SAT Reading
setembro 15, 2020
Show all

O que é o TOEFL

O que é TOEFL

O que é o TOEFL  (11 de setembro de 2020) 

 

Certamente já falaram para você a respeito desse teste sempre que você menciona o desejo de estudar ou conseguir uma vaga de emprego no exterior. E você deve estar sempre se perguntando: o que é o TOEFL ou para que serve o TOEFL? Quais as especificidades deste teste, seus tipos e vantagens?

Seja bem-vindo, pois neste novo post falaremos sobre um dos exames de proficiência mais pedidos por universidades, empresas multinacionais e outras instituições de ensino, com reconhecimento internacional e a principal porta de entrada para seu sonhado intercâmbio de estudos ou uma boa oportunidade de trabalho no exterior. Continue a leitura e saiba mais.

 

Afinal, o que é o TOEFL?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um teste que mede a habilidade de falantes não-nativos da língua inglesa de falar e compreender o idioma em situações profissionais, educacionais e no cotidiano.  Para se ter uma ideia, mais de dez mil universidades e instituições em mais de 130 países, incluindo as melhores dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido, pedem os resultados do exame como requisito de ingresso.

O uso do TOEFL vai além da educação. Muitas agências governamentais, programas de bolsas de estudo, multinacionais e programas para obtenção de vistos recorrem às pontuações do teste para avaliar a fluência de seus candidatos nos processos seletivos.

Apresentados os objetivos do teste, vamos estudar sua estrutura de forma detalhada.

 

Como o TOEFL funciona?

As duas versões mais comuns do TOEFL são:

 

1 -TOEFL ITP (Institutional Testing Program)

Nesta versão, o teste vem impresso em papel ou online, com três seções: compreensão leitora (55 minutos), auditiva (35 minutos) e estrutura da língua (35 minutos). Com duração de duas horas, esse teste apresenta questões de múltipla escolha e é geralmente pedido por universidades estrangeiras para cursos de curta duração.

 

2-  TOEFL IBT – (Internet-Based Test)

Essa modalidade do TOEFL é feita online no centro aplicador do teste de sua cidade. É a mais utilizada pelos candidatos e também a mais aceita por instituições de ensino de todo o mundo. Considerada a mais completa, tem três horas meia de duração. O TOEFL IBT se divide em quatro etapas:

  • Leitura: de 30 a 40 perguntas divididas de três a quatro textos. Tem duração  de 54 a 72 minutos;
  • Compreensão auditiva: possui de 28 a 39  perguntas sobre breve palestras, aulas e discussões acadêmicas, com tempo geral 41 a 57 min;
  • Intervalo de 10 minutos;
  • A etapa oral dura 20 minutos com quatro propostas, uma feita de forma independente e as outras três com outro candidato, com tempo geral de 17 minutos;
  • E a etapa escrita, com 50 minutos e duas propostas diferentes e obrigatórias.

 

Pontuação

Vamos agora focar no TOEFL IBT, o mais pedido pelas universidades estrangeiras. Nesta modalidade (assim como nas outras) , não há aprovação ou reprovação.  Aqui, a nota é feita através da soma das pontuações obtidas pelo aluno nas quatro habilidades avaliadas, com máximo de 30 pontos para cada, somando 120 pontos totais.

 

E fique atento. É preciso já saber qual a pontuação mínima do TOEFL exigida pela instituição almejada para ingresso e observar se o resultado obtido cumpre os requisitos. As escolas podem exigir pontuações distintas na prova como um todo ou até mesmo em habilidades específicas, como 22 em listening ou 29 em writing, por exemplo.

 

A título de curiosidade, a pontuação média do TOEFL iBT fica em torno dos 84 pontos para cursos de graduação, e 88 para pós-graduações. O candidato tem acesso a suas notas seis dias após a data do teste, no site do Educational Testing Service (ETS), www.ets.org, acessando com seu login e senha ou via aplicativo TOEFL.

 

 Quanto custa?

O Toefl IBT custa U$$ 215,00 no Brasil (R$ 1141,56 em valores atualizados) e o aluno precisa fazer sua inscrição no site do ETS,  onde consegue checar datas e centros aplicadores em sua cidade.O candidato pode se inscrever várias vezes durante o ano, desde que haja uma diferença de doze dias entre as datas dos testes. Os resultados valem por dois anos.

 

Um teste de oportunidades

Agora talvez você sabe um pouco mais sobre oque e TOEFL. Como vimos, quando você embarca no sonho de estudar numa universidade estrangeira ou quer mesmo dar um up na carreira e testar seus conhecimentos de inglês, o TOEFL é ferramenta de ouro e se torna a matéria-prima essencial para a construção de um futuro promissor .

 

Esse é um teste importante que pode exigir muito do candidato, que precisa estar bem familiarizado com a estrutura e requisitos do exame. Quer tirar uma boa pontuação, ter sua fluência certificada e seu potencial maximizado antes, durante e depois do teste?

 

Daí apontarmos a importância de um bom curso preparatórioTOEFL, como os oferecidos pela Academia de Inglês. Contamos com excelentes materiais e professores experientes e exclusivos, além do melhor custo-benefício.  Conosco, você verá que o TOEFL não é apenas um exame de pontos e avaliações, mas um desafio impactante com resultados e experiências  para a vida inteira.