5 mitos sobre aprender inglês que você precisa saber
5 mitos sobre aprender inglês que você precisa saber
setembro 17, 2020
Inglês para setor bancário: como aumentar suas chances no mundo dos negócios
Inglês para setor bancário: como aumentar suas chances no mundo dos negócios
setembro 24, 2020
Show all

O que é o IELTS, formatos do IELTS, valores, inscrição e notas

O que é o IELTS, formatos do IELTS, valores, inscrição e notas

O que é o IELTS, formatos do IELTS, valores inscrição e notas  (22 de setembro de 2018)

 

Gostaria de saber o que é o IELTS e quando e onde você pode usar este teste de inglês?

Se você é um profissional competente, com bom nível de inglês e deseja conquistar um avanço significativo em sua carreira, certamente enxerga as oportunidades de trabalho fora do Brasil como imprescindíveis, não é mesmo?

E se para você obter êxito acadêmico implica em uma pós-graduação numa prestigiada universidade ou instituição no Canadá, Austrália ou Europa? Ou quem sabe um certificado de curso de curta duração? Ou talvez você esteja planejando imigrar para um país como a Austrália ou a Nova Zelândia?

 

Você sabia que ter  uma boa nota em um prestigiado teste de proficiência como o IELTS facilita a realização de muitos desses sonhos e aspirações? Um diferencial imbatível para se ter uma brilhante carreira profissional e acadêmica ?

Mas isso seria possível? O que éo IELTS e qual a sua importância no mundo da língua inglesa? Siga o texto para saber mais!

 

O que é o IELTS?

 O IELTS (também conhecido como InternationalEnglishLanguage Test System), assim como o TOEFL, é um dos testes pioneiros e mais populares de proficiência em língua inglesa, sendo feito por cerca de 2,7 milhões de pessoas a cada ano.  Com o objetivo de avaliar o nível de compreensão de não-nativos nas esferas da escrita, compreensão oral, compreensão auditiva e redação, é reconhecido internacionalmente pela excelência e precisão de resultados.

 

O teste é ideal para quem procura estudos em escolas estrangeiras e outras instituições de nível superior, assim como oportunidades de trabalho e serviços, já que muitas empresas usam a nota do IETLS em suas recrutados. Além disso, governos e agências de imigração dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido também usam o IELTS como critério de entrada em suas fronteiras.

O teste possui uma estrutura clara e objetiva e, dependendo do seu objetivo, você poderá escolher entre os dois formatos oferecidos. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

 

Como funciona o IELTS?

Desenvolvido por alguns dos especialistas mais qualificados no assunto, o IELTS possui dois formatos: o IELTS General Training e o IELTS Academic. Os testes de Speaking (Expressão oral) e Listening (Compreensão oral) são os mesmos para os dois módulos, os testes de Reading (Interpretação escrita) e Writing (Escrita) de assuntos específicos.

Qual o teste certo para você?

 

IELTS Academic

Se você deseja fazer algum curso de nível superior fora do Brasil e quer saber se seu inglês está no nível adequado para o meio acadêmico, esse teste é o ideal. Ou ainda, se você procura registro profissional mais específico, a exemplo de médicos e enfermeiros, também pode fazer o IELTS Academic. E você sabia que até mesmo instituições de países não- falantes da língua inglesa podem pedir o escore dessa modalidade do IELTS, nos casos onde há cursos ofertados em língua inglesa.

 

O IELTS Academic apresenta áudios, textos, imagens e situações em questões de interesse geral a qualquer aluno que busca um nível superior. É composto por quatro seções:

  1. Listening: Com duração de aproximadamente 30 minutos (com 10 minutos de acréscimo para troca de questões), essa parte apresenta 40 perguntas, divididas em quatro seções. O candidato ouvirá conversações ou discursos no mais variados sotaques, como o britânico, o australiano e o norte-americano. Cada áudio é tocado apenas uma vez;
  2. Reading: Nessa seção, o candidato encontrará artigos de revistas e jornais, textos científicos de livros, além de artigos online com assuntos de interesse do meio acadêmico, distribuídos em questões de variados formatos, como múltipla escolha e Verdadeiro ou Falso. Com duração de 60 minutos, tem um total de 40 perguntas;
  3. Writing: Há duas propostas que o candidato deverá fazer em 60 minutos. São pedidos textos descritivos e dissertativo-argumentativos, a serem feitos nos primeiros 20 e 40 minutos de prova, respectivamente;
  4. Speaking:  A prova de Speaking e gravada e feita pessoalmente com um avaliador do IELTS . Possui três partes e cada uma possui um padrão específico de pontuação.

 

IELTS General Training

 Agora, se você almeja uma carreira profissional ou mesmo uma mudança definitiva para um pais de língua inglesa (Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido), o IELTS General Training é o mais pedido. Ele também é ideal para quem quer fazer cursos ou formação fora da área acadêmica ou mesmo obter um diferencial no mercado de trabalho brasileiro. O IELTS General Training apresenta situações em que o inglês é usado no cotidiano e no meio profissional.

 

Possui quatro seções:

 

  1. Listening: Semelhante ao IELTS Academic, a prova de Listening do IELTS General Training possui 40 questões, distribuídas em quatro partes, com assuntos de natureza cotidiana e do meio profissional. A duração é de 40 minutos;
  2. Reading: É composta por três seções em nível crescente de dificuldade. Há textos informativos, publicitários e descritivos, das mais variadas fontes e plataformas. São 40 questões a serem feitas em 60 minutos;
  3. Writing: Há duas propostas. A primeira, que dura 20 minutos, tem conteúdo com tópicos do cotidiano, como responder a uma carta ou fornecer informações. Na segunda proposta, o aluno precisa apresentar seu ponto de vista ou argumento sobre um determinado tópico. Dura 40 minutos;
  4. Speaking: No mesmo modelo do IELTS Academic, é feita com a presen;a de um avaliador e possui três seções.

 

Agora que você já sabe qual modalidade do IELTS escolher, como se inscrever?

 

Valores e Inscrição

 

A inscrição para o IELTS pode ser feita no site do British Council (www.britishcouncil.org.br), que oferece inúmeras datas e opções de local de prova pelo Brasil. Tanto o Academic quanto o General Training podem ser feitos por computador ou em papel, a depender da escolha do candidato.Não há mudança no conteúdo das duas provas, que são as mesmas.

 

Em valores atuais, tanto o IELTS Academic quanto o IELTS General Training em papel estão a R$ 900,00. Já a versão em computador sai a R$ 920,00.

 

Sua nota

 

Não há aprovação ou reprovação no IELTS, que vai depender dos critérios de nota pedidos pela instituição de ensino ou agência de imigração desejados, que atendem a questoes específicas. A nota máxima do IELTS é 9, dada pela média da pontuação obtida em cada uma das seções avaliadas. O Conselho Britânico aponta a nota 6  como mediana e de um falante competente.

 

Para as avaliações feitas em papel, os resultados saem 13 dias após a provas no Portal do Candidato no site do British Council. Para a versão em computador, as notas são mais rápidas: ficam disponíveis de 5 a 7 dias após a data, também no Portal do Candidato. Os mesmos prazos valem para o recebimento do resultado em papel, entregue pelos Correios.

 

Agora você sabe mais sobre o IELTS. você está procurando o melhor Curso Preparatório para o IELTS ?

 

Ter uma brilhante carreira profissional e acadêmica requer esforço e trabalho. E vimos aqui que o melhor meio de conseguir aquela tão sonhada vaga fora do Brasil, a mudança para outro país ou uma brilhante dissertação de mestrado, é necessário ter uma boa nota no IELTS. Para isso, nós da Academia de Inglês oferecemos um curso preparatório exclusivo com os melhores professores e a garantia de um resultado espetacular para a realização de suas aspirações. Sinta-se pronto para o sucesso seja bem-vindo! 🙂

 

Não hesite em entrar em contato conosco para uma avaliação gratuita e sem compromisso.