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Habilidades gerenciais para se tornar um gerente de sucesso

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Habilidades Gerenciais: 12 habilidades para se tornar um gerente de sucesso (01nov 2018)

Este artigo explica algumas das habilidades gerenciais que você precisa aprender para se tornar um gerente de sucesso. Você provavelmente pode se tornar um gerente sem ter todas essas habilidades, mas precisará de todas elas para ser realmente bem-sucedida e promovida a níveis mais altos de gerenciamento.

 

Habilidades gerenciais #1:  Comunicações e apresentações (communication and presentations)

Há muitas comunicações e apresentações quando você é um gerente. Você precisa se comunicar com seus colegas e clientes. E você tem que fazer apresentações e se comunicar com os executivos da empresa. Esse é um fator extremamente importante, especialmente quando você trabalha em uma organização internacional ou quando se comunica em um idioma diferente do seu idioma nativo. Se você sabe o que está fazendo e o que quer, mas não consegue comunicá-los com outras pessoas, isso pode criar muitos mal-entendidos e você nunca será um bom gerente.

Habilidades gerenciais#2:  Habilidades de Escutar (Listening skills)

Sim, isso é uma parte da comunicação, mas é tão importante que eu gostaria de focar nisso como um item separado. Alguns gerentes ficam tão impressionados consigo mesmos que passam muito mais tempo falando às pessoas do que ouvindo oque eles tem para dizer. Mas não importa o quão alto você alcance na hierarquia de gerenciamento, você precisa ser capaz de ouvir. É a única maneira de você descobrir o que está acontecendo na sua organização e é a única maneira de aprender a ser um gerente melhor.

Habilidades gerenciais #3: Empatia (Empathy)

Você deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem, por que elas se sentem assim e o que você pode fazer para que elas se sintam diferentes.

 

Habilidades gerenciais # 4: Negociação e Persuasão (negotiation and persuation)

Coloque todas as “comunicações”, “habilidades de escuta” e “empatia” juntas, porque você precisará delas quando tentar negociar ou persuadir alguém a fazer algo que você quer que seja feito. Você poderia descrever isso como “vender”, mas é mais geral. Não importa se você está tentando convencer seus funcionários a fazer um esforço melhor, negociar com seu chefe para que você tenha um orçamento maior ou que seus clientes concordem com algo que você deseja fazer por eles, suas negociação e persuasão são as habilidades mais importantes que você precisa treinar.

 

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Habilidades gerenciais #5: Liderança (leadership)

Liderança é uma forma especializada de persuasão e negociação, focada em “fazer com que outras pessoas o sigam na direção que você quer seguir”. Supõe-se que o líder irá marchar para a batalha à frente do exército, então esteja preparado para fazer os mesmos sacrifícios que você está pedindo aos seus funcionários.

 

Habilidades gerenciais # 6: Foco (focus)

A chave para uma liderança bem-sucedida é o foco. Você não pode liderar em uma centena de direções diferentes ao mesmo tempo, então estabelecer uma direção de liderança eficaz depende da sua decisão de não liderar em outras direções. Concentrar esforços significa escolher a coisa mais importante a fazer e concentrar o esforço da sua equipe em fazê-lo.

 

Habilidades gerenciais #7: Delegação e Divisão do Trabalho (Delegation and division of work)

Essa é a capacidade de dividir tarefas grandes em subtarefas que podem ser atribuídas a funcionários individuais. Idealmente, você quer descobrir como realizar um grande objetivo pelo dividindo o trabalho em partes gerenciáveis. As pessoas que trabalham em cada parte devem ser tão autônomas quanto possível, para que as tarefas não sejam interrompidas em discussões e debates intermináveis. Você tem que prestar muita atenção às interdependências entre as partes. E você deve avaliar cuidadosamente os pontos fortes, os pontos fracos e os interesses de cada funcionário para poder atribuir o melhor conjunto de sub-tarefas a cada funcionário.

Habilidades gerenciais #8: Lidar com conflitos e obstáculos (handling conflicts and obstacles)

Inevitavelmente, problemas e conflitos ocorrerão. Sua capacidade de resolvê-los é fundamental para o sucesso contínuo de sua organização.

 

Habilidades gerenciais #9: Absorção de problema (problem absorption)

Nem todos os problemas podem ser resolvidos. Quando a os executivos (upper management) reclama sobre certas coisas que não podem ser evitadas (por exemplo, um atraso inevitável em um projeto), é sua tarefa absorver o problema. Mas o que é mais importante, é seu trabalho absorver o conflito para impedir que ele alcance seus funcionários. É responsabilidade do gerente atender aos objetivos. Se os objetivos não estão sendo cumpridos, então é responsabilidade do gerente:

  • “Certifique-se de que os executivos (upper management) conheçam o problema o mais cedo possível.
  • “Tome todas as medidas possíveis para resolver o problema com os recursos que você recebeu.
  • “Sugira alternativas à gerência que resolvam ou minimizem o problema.
  • “Evite que o problema afete o desempenho ou o moral de seus funcionários.

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Habilidades gerenciais #10: Remoção de Incerteza

Quando os executivos (upper management) não podem lhe dar uma direção consistente em uma determinada área, cabe a você proteger seus funcionários da confusão, remover a incerteza aparente e conduzir seus funcionários em uma direção consistente até que haja uma boa razão para mudar essa direção.

 

Habilidades gerenciais #11: Gerenciamento de Projetos

Embora tanto “Gerenciamento” quanto “Gerenciamento de Projetos” contenham a palavra “gerenciamento”, eles não são a mesma coisa. A gestão implica um foco nas pessoas, enquanto a Gestão de Projetos implica um foco no objetivo do projeto. Você pode ser um gerente e um gerente de projetos, ou você pode ser um gerente sem ser um gerente de projeto. Você também pode ser um gerente de projetos sem ser um gerente (isso significa que você não tem pessoas se reportando a você – você apenas lida com as tarefas específicas do projeto).

 

Habilidades gerenciais #12: Habilidades Administrativas e Financeiras (administrative and financial skills)

A maioria dos gerentes tem um orçamento, e você terá que criar seu orçamento e gerenciá-lo. Você também terá que lidar com a contratação, demissão, recompensando o bom desempenho dos funcionários, lidando com o desempenho inaceitável de alguns funcionários e, em geral, certificando-se de que seus funcionários tenham o ambiente e as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho.

Conclusão

Para cada uma dessas habilidades gerenciais, existem vários níveis de desempenho. Ninguém espera que um novo gerente seja superior em cada uma dessas habilidades, mas você deve estar ciente de todas elas e deve fazer tudo o que puder para aprender mais sobre cada habilidade. Algum desse aprendizado será alcançado  através da educação. Mas muito do aprendizado será alcançado da experiência – tentativa e erro. Aprenda com seus erros e tente não repeti-los. E peça feedback – em muitos casos você não saberá o que poderia fazer melhor, a menos que alguém lhe diga.