Fazer GMAT online ou no centro de teste?
Fazer GMAT online ou no centro de teste?
maio 11, 2022
Escola de negócios – Saiba como escolher a instituição certa!
Escola de negócios – Saiba como escolher a instituição certa!
junho 10, 2022
Show all

Gestão de equipes remotas – Quais são os desafios?

Gestão de equipes remotas – Quais são os desafios para gerenciar pessoas remotamente?

Gestão de equipes remotas– Quais são os desafios?

O trabalho remoto é algo que já existe há algum tempo, sendo comum em países como os EUA. No Brasil, o home office ganhou força com a chegada da Pandemia da COVID-19. E com esse novo modelo de trabalho acabou surgindo alguns desafios para empresas em relação a gestão de equipes remotas.

O que é algo normal, afinal, a rotina de trabalho sofreu mudanças. E exigiu novos hábitos e recursos para viabilizar o trabalho fora das empresas. Acontece que boa parte delas não estava preparada para essas mudanças.

Tanto que uma pesquisa feita pelo ISE Business School mostrou que, no Brasil, mais de 50% das organizações não atuavam com modelo de trabalho remoto.

Com isso, a presença de alguns desafios foi inevitável. Mas, quais foram os principais desafios para as empresas ao gerenciar pessoas remotamente? E o que fazer para contorna-los, garantindo a continuidade dos serviços e a produtividade nas corporações?

É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Confira!

Principais desafios da gestão de equipes remotas

Os desafios na gestão de trabalhos remotos foram vários, sobretudo durante a Pandemia. Mas, entre os mais comuns que impactaram diferentes ramos, estão:

1 Dificuldade na comunicação em gestão de equipes remotas

A comunicação é a chave para um trabalho bem-sucedido. Mas, na gestão de equipes remotas isso se tornou um grande desafio.

Sobretudo porque a comunicação entre gestores e colaboradores passou a se apoiar unicamente em recursos digitais. E diálogos virtuais, seja por escrito, áudio ou vídeo, muitas vezes acabam gerando falhas na comunicação. O que pode prejudicar a produtividade e rentabilidade da empresa.

Para contornar esse problema, é importante criar meios que possam viabilizar esse contato. Para isso, é preciso:

  • Facilitar a comunicação através do uso de canais de bate-papo, que permitam mais agilidade;
  • Semanalmente buscar fazer fóruns de feedback entre gestão e funcionários;
  • Incentivar os funcionários a se posicionar nas reuniões e esclarecerem suas dúvidas sempre que tiverem;
  • Utilizar apps de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram.

2 Construção de relacionamentos

Construir um relacionamento de confiança remotamente é mais complicado. Isso porque geralmente o gestor acaba ficando muito preocupado com a conclusão dos trabalhos por parte da equipe.

Desse modo, aumenta-se a cobrança, principalmente quando se trata de prazos. Muitas vezes, há uma sobrecarga em quem faz a gestão de equipes remotas não permitindo que ela crie laços de relacionamento com seus subordinados.

Sendo assim, para construir uma relação de confiança, você deve:

  • Deixar que seus subordinados tenham formas de contatar diretamente você;
  • Estar disponível e aberto para contribuir com a solução dos problemas;
  • Ao menos a cada 15 dias, peça um feedback sobre como o funcionário se sente em relação ao trabalho.

3 Acompanhamento da produtividade

Na gestão de equipes remota existe uma intensa preocupação com a forma de dimensionar a produtividade dos funcionários. Sobretudo porque a equipe atuando nesse modelo não fica sob a ótica do seu supervisor. Muitos funcionários acabam se acomodando em apenas dar o retorno no prazo estipulado.

Além disso, há aquele funcionário que pensa em apenas cumprir carga horária. Quando na verdade a empresa precisa que as coisas funcionem e atinjam os objetivos no menor tempo possível.

Talvez este seja o maior desafio na gestão de equipes remotas. Afinal, é complicado ditar quanto aquele funcionário deve render, sem que ele se sinta pressionado.

Felizmente, existem meios de contornar esse problema. Para isso, é preciso que:

  • Seja honesto sobre suas expectativas em relação ao trabalho dos seus subordinados. Assim como, sobre a quantidade de horas trabalhadas e os prazos para entrega de projetos;
  • Utilize ferramentas que possibilitem mais produtividade e evite distrações, como o Todoist ou Rescue Time. Com eles é possível que o funcionário entenda o tempo que está perdendo com sites paralelos.

Portanto, agora que já compreende melhor sobre gestão de equipes remotas, coloque em prática as soluções sugeridas. Assim, você será capaz de superar qualquer obstáculo na gestão da sua equipe remota. E, assim, poderá manter a produtividade em alta também nesse modelo de trabalho.

 

Academia de inglês é uma escola de inglês diferenciada e renomada por oferecer cursos de inglês específicos e exclusivos em alta qualidade para profissionais de diferentes setores. Dispomos de professores nativos com vasta experiência e formações em diferentes posições como, mercado financeiro, TI, produção, farmacêutica e saúde e muitos outros. Leia mais sobre nossos cursos aqui.

 

Academia De Inglês, Academia de qualidade!