ALGUMAS DICAS PARA APRENDER INGLÊS EFICIENTEMENTE
setembro 15, 2018
ingles para medicos-3
Inglês para médicos e pacientes – 2
setembro 24, 2018
Show all

Dicas para o exame IELTS

dicas preparatório exame IELTS

7 dicas para o exame IELTS que você precisa conhecer (18 set 2018)

Dicas para o exame IELTS:  Se preparar para o exame IELTS pode parecer uma tarefa difícil, mas existem muitas formas de fazer isso. E hoje vamos lhe dar algumas dicas úteis para fazer um bom preparatório IELTS e, assim, refinar seus hábitos de estudo.

7 dicas para o exame IELTS:

1.     Dicas para o exame IELTS – Você deve se concentrar em construir suas habilidades básicas em inglês

Um grande erro que alguns candidatos do exame IELTS cometem ao se preparar para esse teste é se concentrar apenas em testes simulados. Muitos pensam que quanto mais testes simulados eles fizerem, mais bem preparados estarão. Isso é um equívoco.

O teste IELTS é baseado em habilidades e não em conhecimento. Isso significa que cada teste simulado que você fizer terá conteúdo diferente para o qual você não pode estudar. É sobre a qualidade de suas habilidades e não a quantidade de seus testes simulados.

Entenda que a Língua (e todas as suas partes) é uma habilidade. Então, você precisa aprender habilidades de leitura (Reading), habilidades de escrita (writing) , habilidades de escuta(Listening) e habilidades de fala (Speaking) para garantir um bom preparatório IELTS.

Você não pode abordar a construção de suas habilidades linguísticas da mesma maneira quando faz testes simulados. Embora a familiaridade com o formato do teste seja metade da batalha, não subestime a necessidade de desenvolver suas habilidades no idioma.

Então, encontre um bom professor de inglês, faça um curso preparatório IELTS e mergulhe na língua através de livros, jornais, música e filmes. Encontre alguns amigos que falam inglês e organize um clube de conversação em inglês. Quanto mais natural a linguagem se tornar para você, mais confortável você se sentirá no teste.

2.     Dicas para um bom exame IELTS – Aprenda com suas fraquezas

Aprender com seus erros e estar consciente dos seus hábitos e fraquezas representa um passo importante para o sucesso. Como professor, dei um feedback por escrito aos alunos que submeteram outra amostra de escrita com os mesmos erros!

Aproveite o seu tempo para realmente entender seus erros. Eles estão relacionados com a ortografia? Em caso afirmativo, pratique a escrita correta dessas palavras incorretas. Seus erros estão relacionados ao tempo verbal? Então volte e reaprenda os tempos verbais e como usá-los corretamente.

Seus erros estão relacionados ao vocabulário? Então você precisa rever esse ponto de falha. Tome seus erros como oportunidades para reconhecê-los, corrigi-los e evitar cometê-los novamente.

3.     Dicas para o exame IELTS – Estruture sua redação

Outra dica para ter um bom preparatório IELTS é desenvolver suas habilidades de escrita. Para isso, você deve aprender a estruturar parágrafo por parágrafo da sua redação.

Pratique a leitura e compreensão de questões dissertativas. É fácil sair do assunto ou não responder diretamente à pergunta. Além disso, leia várias perguntas de ensaio de amostra e escreva respostas de amostra.

Quanto mais praticar e conseguir escrever respostas para diferentes perguntas de redação do exame IELTS, mais confortável você se sentirá com vários tópicos. Tenha cuidado para não memorizar ensaios de amostra. Eu vi muitos candidatos cometerem esse erro.

Ainda que receba o mesmo tópico ou um tópico similar no teste, o foco da pergunta será diferente e, portanto, a resposta terá que abordar especificamente a questão.

Os examinadores do IELTS sabem como identificar ensaios memorizados e eles darão zero, não importa o quão bem escrito esteja. Também é importante praticar a escrita de 250 palavras em condições cronometradas.

Outra dica para o exame IELTS é: sua caligrafia deve ser clara e legível. Então, se você não se sentir confortável em escrever à mão, então essa é uma habilidade que você definitivamente precisa praticar!

4.     Dicas para o exame IELTS – Pratique seu discurso

O mesmo acontece com a fala. Pratique o mesmo número de testes de fala com um professor habilidoso na preparação para o IELTS. Fique à vontade falando sobre você e suas experiências. Você pode ter algumas respostas gerais pré-elaboradas relacionadas às suas informações básicas e que envolvem a primeira parte do teste, mas isso deve ser espontâneo e natural.

Lembre-se também de evitar a memorização de apresentações para a parte 2. O examinador saberá se você está repetindo as respostas memorizadas. Lembre-se, você está falando sobre você, suas experiências e sua opinião. Então, tente fazer isso diariamente antes do exame. Mesmo que isso signifique falar para si mesmo!

5.     Dicas para o exame IELTS – Leia uma gama diversificada de artigos

Leia sobre tópicos gerais como notícias, atualidades, ciência, mudanças climáticas, animais, história, economia, sociologia, etc. Quanto mais você lê, mais familiarizado você se tornará com o novo vocabulário no contexto.

Isso ajudará você a expandir seu conhecimento de inglês e fará com que se senta mais à vontade com as passagens de leitura no teste IELTS. Se você está fazendo IELTS acadêmico, mas nunca leu uma passagem acadêmica até o dia do teste, você pode estar em apuros. Então, use sites como National Geographic, Economist, New Internationalist e Science Daily para se tornar um leitor acadêmico.

6.     Dicas para o exame IELTS – Aprenda fluência nativa

Fique à vontade com diferentes pronúncias e exercite sua pronúncia ouvindo radio, podcasts e palestras de Ted. Isso não apenas ajuda você a entender diferentes sotaques, mas também é uma ótima maneira de se expor a novos vocabulários e diferentes tópicos interessantes. Lembre-se, quanto mais amplo for o seu idioma e conhecimento geral, mais confortável você ficará com o idioma e os tópicos do teste.

7.     Dicas para o exame IELTS – Conheça as dicas e estratégias de teste

Finalmente, um preparatório para o IELTS lhe dará dicas e estratégias úteis para o exame IELTS e as aplicará aos testes práticos.

A preparação para o IELTS ajudará você a aprender como gerenciar seu tempo e como usá-lo efetivamente para concluir cada seção do teste. Uma chave para o sucesso do teste se resume a gerenciamento de tempo e truques de teste, mas isso só vai levá-lo tão longe no caminho para o sucesso, se as suas habilidades no idioma não chegarem a zero!

Reserve um tempo para aprender as partes do teste individualmente. Por exemplo, entenda o teste de leitura – quantas passagens existem, quanto tempo elas são, quantas perguntas existem, os tipos de perguntas que existem, etc. Tudo isso ajudará você a saber como administrar seu tempo. Aprender os tipos de perguntas também ajudará você a não ter surpresas no dia do teste. Uma vez que você se sinta à vontade para responder a perguntas Verdadeiras, Falsas, ou Não Dadas, por exemplo, você não terá medo delas quando as vir no dia do teste.

Nós da Academia de Inglês temos muitos anos de preparação para o IELTS, preparação para o PTE , preparação para GRE, GMAT e outros exames. Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita do seu idioma em inglês.