Mudanças no exame CFA nível 1 em 2022. Saiba mais!
Mudanças no exame CFA nível 1 em 2022. Saiba mais!
dezembro 17, 2021
TOEFL e IELTS – Entenda a diferença entre esses dois exames de proficiência
TOEFL e IELTS – Entenda a diferença entre esses dois exames
março 8, 2022
Show all

Como passar no exame CFA nível 1?

Como passar no exame CFA nível 1

Como passar no exame CFA nível 1?

O CFA é uma certificação financeira muito difícil de obter. No geral, a média de aprovação neste exame é de 42%, o que é baixo se comparado a outros exames de certificação. Sendo assim, se você deseja obter uma boa nota neste teste, precisa mais que empenho e dedicação. Quer saber como passar no exame CFA nível 1?

Continue lendo esse artigo e veja alguns aspectos importantes que podem ajudar você a se sair bem no exame CFA. Confira!

 

Como passar no exame CFA nível 1 – Tempo de estudo

Para saber como passar no exame CFA nível 1 você precisa dedicar o tempo certo de estudo para este exame.

O ideal é estudar 9 meses antes da aplicação da prova e terminar só 3 meses após a conclusão da prova. Pessoas bem sucedidas com licenças CFA, atribuem o mérito ao tempo dedicado aos estudos. E você também pode ser uma delas, desde que se planeje muito bem nesse aspecto.

Além disso, sua base de estudos não pode envolver apenas teoria. Também é preciso haver aplicabilidade prática. Principalmente para que você consiga identificar os contextos em que está inserido no momento da aplicação do exame.

Pensando nas horas de dedicação ao estudo, é fundamental que você dedique em torno de 300 horas. Mas não fiquei assustado, dividindo pelo período de dias que deverá estudar, dá mais ou menos 1 hora e 10 minutos por dia.

No entanto, você pode dedicar um tempo maior e organizar sua rotina de estudo, para tirar um dia de descanso. A princípio, é importante que tenha em torno de 80-100 sessões de estudo.

Uma dica importante de como passar no exame CFA nível 1 é deixar para terminar toda a leitura do material nos últimos 4 meses.

 

Simulados devem ser feitos?

Sim! Esse é outro ponto fundamental de como passar no exame CFA nível 1. Procure realizar todos os simulados, principalmente aqueles que estão no final dos capítulos. Afinal, revisar seus conhecimentos através dos simulados lhe ajudará a perceber seus pontos fracos.

Para os simulados, deixe mais ou menos 1 mês para revisar todas as questões antes da prova. Além disso, aplique a estratégia de realizar uma vez na semana um simulado do exame, na sua própria casa.

 

Como passar no exame CFA nível 1 – Formas de organizar o material de leitura

O final de semana é o melhor período para você estudar. Então, deixe para utilizar no mínimo 4 horas do seu sábado e domingo para os estudos. Além disso, não esqueça que quanto mais prática você tiver melhor será seu desempenho.

O nível 1 do exame CFA tem 10 tópicos, bem como 19 sessões de estudo e mais 57 leituras. E cada assunto vai ter um peso diferente. Então, você pode direcionar mais tempo, para aqueles tópicos que possuem maior pontuação.

Agora listaremos os tópicos, assim como a porcentagem atribuída, lembrando que ela varia e é só uma estimativa:

  • Demonstrações financeiras: 13-17%
  • Ética profissional: 15-20%;
  • Métodos quantitativos: 8-12%;
  • Economia: 8-12%;
  • Emissores corporativos: 8-12%;
  • Capital de investimento: 10-12%;
  • Renda fixa: 10-12%
  • Derivados: 5–8%
  • Investimentos alternativos: 5–8%
  • Gestão e planejamento de riqueza: 5–8%

Estudando sozinho é possível passar no exame?

Sim, é possível ser aprovado estudando por sua conta! mas você deve ser muito motivado e disciplinado. No entanto, contar com a orientação e suporte de especialistas se torna mais fácil a organização e direcionamento dos assuntos.

Desse modo, fazer um curso especifico para CFA sem dúvida lhe ajudará a alcançar mais rápido seu objetivo que é descobrir como passar no exame CFA nível 1.

Portanto, dedique-se aos estudos, se organize e conte com a ajuda certa para garantir uma boa nota no nível 1 do exame CFA.

 

Não esqueça de preparar seu inglês para o exame CFA.

Um dos desafios dos alunos do CFA é a língua inglesa do exame. Muitas pessoas acham que a língua inglesa usada no exame CFA é difícil de entender. Parece que a fluência ou o nível de inglês deles não é suficiente para passar no exame Língua inglesa usada no exame CFA é considerada avançada. Curso de Inglês para o exame CFA é realmente uma ferramenta necessária que aumenta dramaticamente suas chances de passar no exame CFA. Entre em contato conosco para uma avaliação do seu nível de inglês relacionado às certificações financeiras como CFA e CAIA.