O que é MBA? Como MBA pode ajudar sua carreira?
O que é MBA? Como MBA pode ajudar sua carreira?
junho 17, 2021
Fazer mestrado no exterior, o que é preciso?
Fazer mestrado no exterior, o que é preciso?
junho 29, 2021
Show all

ACT e SAT, quais são as diferenças?

ACT e SAT, Quais são as diferenças?

Quais são as diferenças entre ACT e SAT?

As provas ACT e SAT são aplicadas para avaliar de forma padronizada os candidatos que desejam ingressar em universidades norte americanas.

Esses exames são indicados para americanos, assim como para alunos estrangeiros. E apesar de serem muito parecidos, o ACT e SAT possuem algumas diferenças. Você sabe quais são elas?

Continue lendo esse artigo e veja o que diferencia o exame ACT do SAT (Scholastic Aptitude Test). Confira!

 

O que é o ACT?

O ACT é um teste de admissão padronizado que analisa critérios de seleção, para ingresso em faculdades americanas. Seu objetivo é verificar as condições técnicas que o aluno conseguiu adquirir durante o ensino médio.

 

Como está dividido o Exame ACT?

O ACT se distribui em 4 partes obrigatórias, que são:

  • English (Inglês);
  • Math (Matemática);
  • Science Reasoning (Raciocínio científico);
  • Reading (Interpretação de texto);

Além disso, no ACT também há uma sessão opcional que é o Writing (Escrita).

A prova inteira não deve durar mais que 4 horas. Além disso, sua pontuação em relação as etapas obrigatórias variam entre 1 e 36. Enquanto que a redação tem pontuação que varia entre 2 e 12 pontos. A nota final se estabelece a partir da soma dessas pontuações.

O ACT internacional é um exame que se aplica em formato digital, e acontece aqui no Brasil cerca de 6 vezes no ano. Sua inscrição pode ser feita pelo site oficial.

Em relação ao investimento da prova ACT é de USD 150. Mas, os alunos que precisam fazer a redação pagam um pouco mais, em torno de USD 170.

Contudo, após a realização do teste, o resultado sai em no máximo 3 semanas. E o candidato recebe a notificação pelo e-mail de cadastro. Até 6 universidades podem receber a nota deste exame de forma direta.

 

O que é o SAT?

Um exame de admissão aplicado para alunos que estão saindo do ensino médio e querem entrar na universidade e ela prova avalia conhecimentos, bem como habilidades de raciocínio crítico dos candidatos.

 

Como está dividido o exame SAT?

A prova do SAT está dividida em 3 partes:

  • Math (matemática), pode levar até 80 minutos;
  • Critical Reading (gramatica e interpretação de textos)
  • Writing (escrita), pode levar 100 minutos para as duas etapas.

A classificação em relação a pontuação é feita da seguinte forma: cada uma das partes da prova pontua entre 200 e 800 pontos.

Então, o resultado final pode variar entre 400 e 1.600 pontos. Quanto mais próximo de 1600, melhor colocado você estará.

Pensando no investimento para realização da prova SAT, atualmente possui um custo em torno de US$ 100. No entanto, se o candidato necessita realizar a redação, poderá ser um valor maior.

Para realizar a inscrição o aluno brasileiro deverá ir na página do CollegeBoard, onde conseguirá ver todos os centros de aplicação da prova no país, assim como as próximas datas de realização do exame.

Aqui no Brasil este exame pode ser feito 6 vezes no ano!

 

Principais diferenças entre ACT e SAT

A principal diferença entre ACT e SAT, é que o ACT possui uma parte da prova que se direciona à ciências. Enquanto isso, o SAT não possui essa parte. Além disso, o SAT tem uma ênfase maior em relação ao vocabulário, o que não se vê no ACT.

Além disso, outro ponto é que as questões de matemática do ACT, possuem um nível de complexidade maior em relação as questões do SAT.

 

 

A Academia De Inglês oferece curso preparatório para SAT e curso preparatório para ACT com professores nativos. Temos muitos anos de experiência na preparação de alunos brasileiros para o SAT e ACT, tanto em inglês quanto em matemática.